E pour Eux

um documentário de // a documentary by
KARIM ZERIAHEN
coreógrafa // choreographer
MATHILDE MONNIER

E POUR EUX // T FOR THEM
2000 | FRANÇA // FRANCE | 26’ | M/6
legendado em inglês // english subtitles
11 DEZ // DEC | ESPAÇOS ALTERNATIVOS // ALTERNATIVE SPACES | #3 | 16h30 > 17h30

Quinze jovens entre os 16 e 22 anos estiveram envolvidos num projecto artístico contemporâneo, que estreou em Janeiro de 1998. 26 cartas. De entre elas, uma perde-se. Para quem é? De onde vem? Uma carta vinda de um país estrangeiro, para um destino estrangeiro. 25 palavras imaginadas, palavras que questionam. 25 contos, como num desfile, dançam e juntam-se. É uma maneira de reclamar e de possuir uma carta que sabe reflectir o mundo de cada indivíduo.
Fifteen young people aged between 16 and 22 have been engaged in a contemporary art project which had its début in January 1998. 26 letters. Amongst them, one got missed. For who? Where is it from? A letter from a foreign country, with a foreign destination. 25 imagined words, questioning words. 25 short stories, like in a parade, dance and join themselves. It’s a way of claiming and possessing a letter which knows how to reflect everyone’s own world. 
FICHA ARTÍSTICA / Cast
Realizador | Director Karim Zeriahen
Coreografia | Choreography Mathilde Monnier
Concepção |
Conception Mathilde Monnier, Annie Tolleter, Karim Zeriahen
Intérpretes |  Interpreters Youcef Boukhalfa, Djamel Boumaaz, Adil El Baghdadi, Gharib El Hamyouni, Jawad Hbeich, Hamid Kachcha, Sidi Majdi, Mohamed Taouil e Saïd Zerioum
Câmara | Camera Bertrand Prévot
Som |
Sound Fanch Drougard
Edição | Editing Saïd Hajjioui
Produção | Production Penélope Films – Centre Chorégraphique National de Montpellier Languedoc-Roussillon
Produtora |
Producer Centre Chorégraphique National de Montpellier Languedoc-Roussillon
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KARIM ZERIAHEN

http://www.karimzeriahen.com/

Karim Zeriahen escolheu a câmara para criar a maior parte dos seus trabalhos artísticos. Autodidacta absoluto, começou o seu trabalho filmando a peça Triton durante a tour da companhia Decoufle de Saint-Denis. Depois de ter trabalhado em Londres como Assistente de Produção para a MTV Europa, regressou a França e conheceu Mathilde Monnier. Imediatamente sentindo-se como almas gémeas, iniciaram uma série de colaborações; Karim realizou alguns filmes sobre as criações de Mathilde e também uma instalação vídeo na qual as cores e as variações intensas são modificadas pelos movimentos da bailarina. A sua parceria com Mathilde Monnier inclui também o documentário Loin des Etoiles e a instalação Dans tes Cheveux.
Karim Zeriahen chose to create his most beautiful artistic forms behind a camera. An absolute autodidact, he began his work filming the piece Triton during the Decoufle’s Saint-Denis Company tour. After working in London as production assistant in MTV Europe, he came back in France and met Mathilde Monnier. Immediate soul mates, they began a series of collaborations, he directed several films about her creations and a video installation where colours and intense variations are modified by the dancer’s movements. His work with Mathilde Monnier also includes documentaries like Loin des Etoiles and installations like Dans tes Cheveux.

MATHILDE MONNIER

www.mathildemonnier.com
Essencialmente original mas propositadamente interrogatória sobre as ligações entre o indivíduo, o ambiente circundante e o outro, a abordagem de Mathilde Monnier tenta encontrar, na intimidade, as bases do movimento. Em 1994, foi nomeada directora do Centre Chorégraphique National de Montpellier. Marca-se aqui o começo da colaboração com diversos artistas: os compositores Heiner Goebbels, Louis Sclavis, eriKm, a escritora Christine Angot, o filósofo Jean-Luc Nancy, e mais recentemente a cantora francesa Katerine, a performer La Ribot e o pintor Dominique Figarella.
Fundamentally original but purposefully questioning the relationships between the individual, the wider environment and fellow human beings, Mathilde Monnier’s approach tries to find in intimacy the basis of movement. In 1994, she was appointed as director of the Centre Choréographique National de Montpellier. It’s the beginning of various collaborations with different artists: the composers Heiner Goebbels, Louis Sclavis, eriKm, the writer Christine Angot, the philosopher Jean-Luc Nancy, and more recently, the french singer Katerine, the performer La Ribot and the painter Dominique Figarella.
 

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